Londrina terá o II SIMPÓSIO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO realizado pela UTFPR

 

Programação do II SIMPÓSIO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

I Fórum Empresarial e Comunitário – VI Feira da Ideia

_________________________________________________________________________

Dia 09/11/15 – Segunda-feira

19h00 – 22h30 – VI Feira da Ideia

Local: hall de entrada do espaço de eventos do Hotel Sumatra

19h00 – Abertura do Simpósio e do I Fórum Empresarial e Comunitário.

Local: salão nobre Hotel Sumatra

Após a abertura do evento no salão nobre do Hotel Sumatra serão formadas três mesas debatedoras, ocupando auditórios específicos dentro do espaço de eventos do Hotel Sumatra, formadas por empresários e professores da UTFPR-LD. Na platéia estão convidados alunos, professores e empresários.

Temas centrais dos debates:

1. O papel da Universidade Tecnológica no Desenvolvimento Regional.

2. O Aluno Empreendedor e a sua contribuição para o Desenvolvimento Regional.

Mesa 1: Tecnologia em Alimentos, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Empresários dos setores.

Local: salão nobre Hotel Sumatra

Mesa 2: Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais e Empresários dos setores.

Local: sala Jakarta

Mesa 3: Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Empresários dos setores.

Local: sala New York

21h40 – Coffee-break

_________________________________________________________________________

Dia 10/11/15 – Terça-feira

19h00 – 22h30 – VI Feira da Ideia

Local: hall de entrada do espaço de eventos do Hotel Sumatra

19h00 – Palestra: Coisas que ninguém vai te contar sobre empreender – verdades e mitos sobre empreendedorismo e criação de empresas.

Palestrante: Allan Costa.

Currículo do Profissional: Allan é formado pelo Programa de Gestão Avançada (AMP) da Harvard Business School. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAP). MSc in Information Technology, Management and Organizational Change pela Universidade de Lancaster, Inglaterra. MBA pelo IBMEC. Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial para Executivos pela FAE/CDE de Curitiba. Cursos de desenvolvimento no INSEAD (França) e Universidade Católica de Milão (Itália). Formado pela Escola do Ator Cômico. Colunista da rádio CBN e do Jornal Gazeta do Povo. Investidor-anjo ligado ao Harvard Business School Startup Angels eco-fundador da Curitiba Angels. Empreendedor serial, fundador da Allan Costa Palestras e Consultoria, da The Cave, da Inspiradores e da B! Story Telling , sócio da Looks Creative Studio e sócio- mentor da Super nova Aceleradora de Startup. Autor dos livros “Estratégias para Crescer” e “Electronic Business in Developing Countries”.

21h00 – Talk Show – Empreendedorismo – uma escolha de vida.

Entrevistados:

Allan Costa: Sócio-mentor da Supernova Aceleradora de Startup.

José Augusto Rapcham: Engenheiro mecânico e proprietário da Indrel – fabricação de produtos de refrigeração científica.

Rodrigo Martins: Administrador. Sócio Proprietário da Clearx Consultoria.

Entrevistador: Gelson Negrão: Jornalista da CBN e Rede Massa.

Local: salão nobre Hotel Sumatra

__________________________________________________________________________

Dia 11/11/15 – Quarta-feira

19h00 – 22h30 – VI Feira da Ideia

Local: hall de entrada do espaço de eventos do Hotel Sumatra

19h00 – Debate: A importância do Hotel Tecnológico (HT) e da Incubadora da Universidade Tecnológica (IUT) na formação de empresas sadias e com perspectivas duradouras.

Participantes da mesa debatedora:

Leandro Carlos da Silva (Projeto: Panificação congelada – UTFPR-LD);

Fabricio Carvalho (Projeto: Formypol – UTFPR-LD);

Marcelo Leite Gambi (Projeto: Inovação em Eletrodos – UTFPR-LD);

Felipe Azevedo Baccan (Projeto: Minifoguetes – gravidade zero – UTFPR-LD);

Ana Maria Teixeira (Projeto: Desenvolvimento de sistema automatizado de quantificação da atividade antioxidante em alimentos – UTFPR-LD);

Fabiano Teodoro (projeto: RAIS – UTFPR-LD);

Fernando Cardoso Solano Neto (Empresa GRYF Projetos Mecânicos – UTFPR-CP);

Eric Augusto de Souza Araujo (Empresa ToastySoft – UTFPR-CP);

Fernanda de Araújo (Empresa GEMPE – Soluções para governo eletrônico ou Report City – UTFPR-CP).

Articuladores da mesa debatedora:

Consultores do Sebrae Londrina/PR

21h00 – Palestra de encerramento: Tecnologias de Transformação do Mundo.

Palestrante: Rodrigo Brito.

Currículo do Palestrante: Rodrigo é a prova viva de que todos podem empreender e transformar realidades. Filho de uma professora de escola pública e de um pai empreendedor, teve o gosto pela leitura e pelo trabalho instigado desde cedo. Mas foi na faculdade que a faísca virou fogo. Diretor da JR Consultoria, empresa júnior da UFPR, Rodrigo começou cedo seu envolvimento no mundo empreendedor. Em 2005 fundou do zero com um grupo de amigos da faculdade a Aliança Empreendedora, organização hoje nacional que transforma vidas e comunidades de baixa renda através do empreendedorismo em todo o Brasil. Depois de 12 anos dedicados ao empreendedorismo e transformação social, Rodrigo realizou um processo bem sucedido de sucessão na Aliança e partiu para um novo desafio, integrar inovação tecnológica com negócios para gerar amplo impacto social e ambiental em escala global. Esta é a missão da WTT – World Transforming Technologies, organização recém criada na qual Rodrigo integrou a equipe para apoiar centros de inovação a levar tecnologias disruptivas ao mercado e sociedade, com prioridade mais do que especial na sustentabilidade do planeta e em melhorar a qualidade de vida da Base da Pirâmide socioeconômica.

Local salão nobre Hotel Sumatra
___________________________________________________________________________

Oficinas

Data 09/11/2015

Oficina 1: Gestão da Qualidade na prática.

Horário: das 08h00 às 12h00 – 13h30 às 17h30

Local: auditório da UTFPR-LD

Instrutor: Luiz Alberto de Moraes Araújo. Sócio Diretor da L. C. Consultores Associados.

Quem é o consultor Luiz Alberto? É Engenheiro Mecânico. Especialista em Propaganda e Marketing. Atuou a mais de dez anos como responsável pela área de desenvolvimento de produtos da Cia Cacique de Café Solúvel. Sócio da L.C. Consultores Associados atua desde 1995 na área de consultorias e assessorias em Gestão Industrial, Inovação, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Processos e Programas de Qualidade Total e implantação de ferramentas de Gestão de Qualidade, como, ISO 9000, PNQS, SASMAQ, 5 S. Possui mais de 6000 horas de treinamentos. Professor convidado de MBA e Pós-graduação em instituições como PUC, SENAI. No SENAI é docente dos Programas Executivos de MBA e Pós Graduação e docente da Faculdade de Tecnologia SENAI Londrina.

Release da oficina: A oficina é dirigida as pessoas que visualizam a indústria como seu ambiente de trabalho e, reconhecem que a “qualidade” é condição básica para evidenciar seus projetos. Assim, entender a Qualidade nos dias de hoje, as Ferramentas da Qualidade mais aplicadas, desenvolver Práticas da Qualidade e, discutir Case de Qualidade, é a proposta desta oficina.
__________________________________________________________________________

Data 11/11/2015

Oficina 2: Comportamento Empreendedor.

Horário: das 08h00 às 12h30 – 14h30 às 18h00

Local: auditório da UTFPR-LD

Instrutora: Elaine Maria Galon, Diretora da G/Sollers – soluções de aprendizagem corporativa.

Quem é a consultora Elaine? É especialista Recursos Humanos. Especialista em Qualidade. Possui formação em coordenação de Dinâmica de Grupo. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho . Capacitada em Técnicas Avançadas de Facilitação. Possui formação em Coaching. É Analista Transacional, Algumas empresas nas quais já desenvolveu trabalhos de T&D: O Boticário, Claro, Electrolux, Nissan, Petrobrás, Correios-Pr; ,Kraft-Foods, Cargill-Seara, Volvo, Grupo Barigui Veículos, Esso, Sadia, Tetra Pak do Brasil, Bunge, Unimed; Romagnole, GVT; Moinho Globo Alimentos, Colégio Positivo Curitiba; Klabin dentre outras.

Release da oficina: Fatores internos e externos interferem no resultado de uma empresa. Segundo a pesquisa realizada pelo psicólogo David McClelland um destes fatores está relacionado com o perfil do empreendedor e dos comportamentos praticados ao empreender em sua empresa. O sucesso empresarial vai além de habilidades de gerenciamento de negócios. Como os comportamentos empreendedores podem contribuir para a sustentabilidade de um negócio? Em tempos de crise, como AGEM os empreendedores? Questões como essas também serão dialogadas nesta oficina.

___________________________________________________________________________

Data 12/11/2015

Oficina 3: Business Model Canvas

Horário: das 08h00 às 12h

Local: auditório da UTFPR-LD

Instrutor: Virgilio Marques – Fundador da FM2S, grupo que detém negócios na área de Consultoria, Treinamento, Mineração e Atendimento à Clientes.

Quem é o consultor Virgílio? É Engenheiro Mecânico. Mestre, Master Black Belt e Doutor pela UNICAMP. Idealizador do Desafio Unicamp, competição em que os estudantes da Unicamp criam empresas que tem como base, tecnologias protegidas da universidade. Palestrante e consultor do Campinas Inova e da FIEP (C2i) para elaboração de Modelos de Negócios de empresas de base tecnológica. Fundador da FM2S, Grupo que detém negócios na área de Consultoria, Treinamentos, Mineração e Atendimento à Clientes. Assessor convidado do Programa PIPE Fapesp, professor convidado do Instituto de Economia e do Instituto de Estatística da Unicamp. Foi vice-presidente do Unicamp Ventures. Atuou como gerente de grandes empresas na área de Projetos e Processos.

Release da oficina: Elaboração de Business Model Canvas. Onde o empreendedorismo encontra a inovação. No ambiente inovador em que vivemos atualmente, não há mais tempo para bonitos e longos Planos de Negócios. Muito deste conteúdo não sobrevive aos primeiros dias da nova empresa funcionando. Por isto, o Modelo de Negócios e o conceito de Lean Startup são a ferramentas mais adequadas para este cenário.
___________________________________________________________________________

Data 13/11/2015

Oficina 4: Modelo de Excelência da Gestão.

Horário: das 08h00 às 12h00 – 13h30 às 17h30

Local: auditório da UTFPR-LD

Instrutora: Cleufe de Almeida. Sócio-proprietária da Empresa Ser Ativo – Capacitação Empresarial.

Quem é a consultora Cleufe? Administradora de empresas. Pós-graduada em Administração de Marketing e Propaganda. Formada em Socioterapia – A consciência. Formada em Dinâmica de Grupos. Instrutora credenciada junto ao Sebrae – PR nas áreas de Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Marketing e Vendas. É sócia proprietária da empresa Ser Ativo – Capacitação Empresarial. É sócia proprietária da empresa Seressencial Soluções Empresariais, Londrina-PR.

Release da oficina: Você pode começar seu trabalho de uma forma planejada e orientada para resultados validando de forma sustentável e escalável sua ideia. MEG – Modelo de Excelência da Gestão, são conceitos modernos da gestão e reconhecidos mundialmente, aplicáveis a qualquer empresa em qualquer estágio.

_________________________________________________________________________
Data 14/11/2015

Oficina 5: Liderança Coaching.

Horário: das 08h00 às 12h00 – 13h30 às 17h30

Local: auditório da UTFPR-LD

Instrutora: Elaine Maria Galon. Diretora da G/Sollers – soluções de aprendizagem corporativa.

Quem é a consultora Elaine? É especialista Recursos Humanos. Especialista em Qualidade. Possui formação em coordenação de Dinâmica de Grupo. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho . Capacitada em Técnicas Avançadas de Facilitação. Possui formação em Coaching. É Analista Transacional, Algumas empresas nas quais já desenvolveu trabalhos de T&D: O Boticário, Claro, Electrolux, Nissan, Petrobrás, Correios-Pr; ,Kraft-Foods, Cargill-Seara, Volvo, Grupo Barigui Veículos, Esso, Sadia, Tetra Pak do Brasil, Bunge, Unimed; Romagnole, GVT; Moinho Globo Alimentos, Colégio Positivo Curitiba; Klabin dentre outras.

Release da Oficina: O mercado de trabalho vem buscando líderes, de diversas áreas de conhecimento como engenheiros, tecnólogos, qualquer que seja a sua formação. Profissionais que sabem tomar decisões e comandar uma equipe com sucesso e performance adequada. Habilidades presentes na Liderança Coaching passam pelo que chamamos de processo de autoconhecimento. Entender que pode controlar suas emoções, gerenciar a própria motivação e estimular a dos seus seguidores. A metodologia deste curso será acompanhado do devido arcabouço teórico prático, aplicado a Análise Transacional.

Inscrições AQUI