APL de TI de Londrina lançou um mapa colaborativo do ecossistema de startups de Londrina e região.

 

mapa startupsLondrina e uma cidade genial, segundo o dicionário informal o Significado de Genial vem do adj. Inspirado pelo gênio: obra genial, que é dotado de talento, de gênio, procriativo, fecundante. Genial em tecnologia, com muitas empresas inovadoras consolidadas e sendo criadas. Como conectar estas empresas e promover ainda mais este ecossistema criativo?

APL de TI de Londrina pensando nisso lançou um mapa colaborativo do ecossistema de startups de Londrina e região.

O mapa foi criado pelo pessoal da agencia Enter X Design que atua na área de internet e marketing online desde 2001 e a empresa Mystra Tecnologia que é uma startup fundada em 2014 que desenvolve sistemas inovadores de integração de dados. A Mystra foi fundada a partir da empresa OniriaTech, assim a Mystra já possui ampla experiência para atender qualquer tamanho de projeto de tecnologia.

Pedro Casagrande da Mystra comentou sobre a importância do mapa colaborativo: “Londrina sempre contou com um ecossistema inovador, seja em empreendimento de tecnologia da informação e comunicação seja em projetos de startup dos mais variados ramos. Assim todos atores envolvidos podem ser mapeados para trabalharem juntos de forma à criar mais sinergia e desenvolvimento para a região”

Gabriel Henriquez presidente da APL de TI de Londrina comentou sobre o projeto: “O desenvolvimento de uma cidade ou região está diretamente ligada à capacidade desta produzir e gerar riquezas para a sua comunidade, para as pessoas que lá vivem.”

Gabriel que também e dono da startup Cuke fala sobre ecossistema de startups: “Por isso, o estímulo a criação de empresas inovadoras, de novos modelos de negócio, em seus processos, produtos ou serviços, potencializa o desenvolvimento local e a cria oportunidades a empreendedores realizarem seus objetivos ao serem apoiados por um ambiente propício para tal, um ecossistema que os auxilie e lhes proporcione ferramentas ao desenvolvimento de seu empreendimento.”

Gabriel ainda destaca: “É genial podemos reconhecer em nossa cidade esta capacidade de desenvolvimento, articulação e apoio às startups, e o mapeamento dos envolvidos neste processo (entidades de apoio, ambientes colaborativos, instituições de ensino, startups, etc.) ajudará os empreendedores a se envolverem, participarem, a serem reconhecidos e apoiados pelo nosso ecossistema. ”

Este mapa pode ser uma ótima fonte de informações para investimentos e parcerias, vale a pena conhecer e participar.

Além de possibilitar a criação de um ambiente favorável para o ecossistema de startups locais, o mapa também oportuniza reunir fornecedores de serviços para startups e agencias de apoio, entidades governamentais, universidades, ideal para a troca de experiências em um ecossistema. Afinal, Londrina é uma cidade Genial!

Se sua empresa pertence a alguma categoria indicada, pedimos que efetive o cadastro para que possa encontrar outras empresas e ser encontrado.

O funcionamento é simples. Para usar o mapa, basta usar o login do gmail e cadastrar sua empresa ou entidade. Você tem filtros para empresas, espaços de co-working, incubadoras, aceleradoras, espaços (colaboração mútua de desenvolvimento) venture capital e investidores anjo .

Uma vez logado, dentro do mapa, é possível cadastrar novas startups (inserindo nome, endereço na web, endereço físico, descrição da startup e tags – basta clicar em marcar no mapa).

O Londrina Startup está sendo alimentado pela própria comunidade de startups de Londrina, e também conta com o apoio de uma equipe reduzida da APL de Ti.

Fonte: http://portalapl.ibict.br/noticias/noticiasAPL/noticias-2015/06-03-2015_NOTICIA_APL_de_TI_de_Londrina_lanxa_mapa_das_Startups_da_regixo