PORQUE É GENIAL!

Video Londrina Cidade Genial

Excelência em tecnologia da informação é um importante fator competitivo para a atração de indústrias

Londrina está perto de completar 80 anos. Às vésperas do aniversário, nossa terra recebe de presente uma nova identidade. Durante muitos anos, fomos a Capital Mundial do Café – título que nos orgulha até hoje. Mas o tempo passou, a cidade cresceu e novos talentos surgiram. A marca Londrina Cidade Genial em TIC é a mais adequada para mostrar o que somos hoje: uma cidade genial em inteligência tecnológica.

Alguns podem perguntar o que faz de Londrina uma Cidade Genial. As respostas estão aí para quem quiser ver e comprovar. Hoje temos ativos que nos tornam polo nacional em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Muitos querem ser; Londrina já é. Agora precisamos mostrar isso ao mundo.

Entre mais de cinco mil municípios brasileiros, Londrina foi escolhida como sede do Instituto Senai de Tecnologia (IST) com foco exclusivo em TIC. Com investimento de R$ 10 milhões, o IST será inaugurado em fevereiro, mas já atraiu interesse de investidores de sete estados brasileiros e até de países vizinhos. Seremos o epicentro das pesquisas e inovações na área: isso é ser genial.

Da mesma forma, é genial ter aqui uma Sercomtel, companhia de telecomunicações entre as mais qualificadas do setor, referências em transmissão de dados por fibra óptica. Outros lugares dependem de proximidade com portos. Mas só Londrina tem um porto digital em casa.

Há oito anos, foi criado em Londrina o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação. É o primeiro APL de TI do Paraná e um dos primeiros do Brasil. Há 1.181 empresas do setor na região, gerando 14 mil postos de trabalho. A união entre os empresários de TI é fortalecida por entidades como a Central de Negócios Tecnológicos (Cintec) e o Sindicato das Indústrias de Software (Sinfor). É genial contar com um setor econômico ao mesmo tempo tão unido e diversificado.

É genial ser uma cidade que respira conhecimento, com 17 universidades que possuem cursos para formação de empreendedores e profissionais na área de TI, com mais de 40 mil estudantes de nível superior. Somos o maior polo nacional de ensino a distância (EAD) e dispomos de nove centros para formação de mão de obra em tecnologia da informação.

Quando dizemos que Londrina é genial em TIC, pensamos também nas certificações de alto nível que as empresas locais vêm conquistando. Se nossa cidade fosse um Estado da federação, seria o 6º do País no ranking das certificações em software.

Com esse ambiente favorável, não foi por acaso que grandes companhias nacionais e multinacionais de TI escolheram Londrina: hoje somos a casa da Atos, Ewave do Brasil, Grupo Contax, NTT Date, Xangô e XS Tecnologia. Ao mesmo tempo, indústrias londrinenses como a Angelus e a Biodiversité – que acabaram de ganhar o Prêmio Finep 2014 – mostram a vocação da cidade para projetos inovadores. Todas essas empresas sabem que o desenvolvimento mora aqui – e já é uma realidade presente. Assim, seremos geniais não apenas em TIC, mas em outros segmentos. Excelência em tecnologia da informação é um importante fator competitivo para a atração de indústrias. Imagine só quanto a TIC será importante para os parques industriais que serão criados em Londrina!

Inteligência é a capacidade de solucionar problemas e fazer conexões entre pessoas e ideias. Ao encontrar na tecnologia da informação o “novo café”, Londrina faz a opção inteligente por um segmento transversal, em que os investimentos se transformam em produtividade e ganhos sociais em todos os segmentos produtivos, desde o agronegócio até a industrialização.

O diferencial de Londrina está em ser uma cidade-solução, onde as pessoas e as empresas estão comprometidas com o desenvolvimento. A inteligência é o fruto mais precioso de nossa terra. Parabéns, Londrina, por chegar aos 80 anos sendo genial.

VALTER LUIZ ORSI é presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina